Energias para a Semana 17-24/7/22: A IMPERATRIZ III E O EREMITA IX

Por Clara Days:

Ideias-chave: Sensibilidade e introspecção; estar consigo, por dentro e por fora; reflectir e cuidar.

Entra o Eremita em cena, empurrando-nos para dentro, na sua peregrinação silenciosa, solitária e íntima. Ele representa o Princípio da Introspecção, que vem aqui aliar-se à essência “feminina” cuidadora da Imperatriz. Sendo esta última uma personagem essencialmente física e sensível, não-intelectual por natureza, a companhia do Eremita imprime-lhe uma nova profundidade. É uma semana em que cada um precisa de estar consigo, em paz com a natureza e com a sua própria natureza, procurando compreender-se melhor.

A lanterna do Eremita não alumia muito, mas a paciência deste Arcano Maior 9 é inesgotável. Meticuloso e sem pressa, ele procura alumiar, um a um, os recantos do que trazemos dentro – as nossas motivações, princípios e valores. Não sendo a Imperatriz do tipo reflexivo, acredito que a presença conjunta dos dois imprimirá à introspecção do Eremita uma faceta de realidade física, propondo-lhe que equacione, com a sua perspicácia e maturidade, como cada um de nós está cuidando de se aproximar do seu estado mais primário e sensível, no respeito que tem pelo seu próprio corpo e no cuidado que mostra com o que é natural e vivo. Como nos temos tratado, como temos tratado daqueles que dependem de nós?

É como se neste tempo, que no hemisfério Norte é geralmente reservado para férias e repouso, a Imperatriz e o Eremita venham para nos proporcionar uma pausa de intimidade e conhecimento, um momento mais solitário e sensitivo, em que possamos olhar para nós próprios sem ceder a pressões externas, sem pressas.

Cada um tem o dever de cuidar de si e, quando a experiência e a ciência nos demonstram a importância da relação que devemos ter com a natureza, talvez que a inspiração das energias combinadas destas duas cartas venha aqui sugerir que nos esforcemos por entender o que cada um pode fazer para se aproximar mais do seu bem-estar natural, para melhor cuidar de tudo o que é vulnerável e belo, nomeadamente as crianças, os animais ou as plantas. Que papel pode ter cada um de nós na preservação do ambiente, na protecção climática, que poder temos para intervir, mais ou menos engajados, individualmente? Conseguir sentir e entender isto, eis o desafio da semana.

Para quem esteja de férias, desejo um tempo mais de estar, sentir e pensar. Para quem não está, recomendo que procure momentos para ter esse tempo pessoal. Desliguemo-nos de máquinas e ecrãs, procuremos espaços exteriores naturais, viremo-nos para nós próprios dum modo autêntico, sincero e que pretende encontrar caminhos. Quem sabe, vamos encontrar novas saídas ou diferentes soluções…

Imagem: Spiritsong Tarot, de Paulina Cassidy, 2017

Clara Days

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: