A SACERDOTISA II E O EREMITA IX (COM O LOUCO 0)

Por Clara Days:

Ideias-chave: Parar, sentir, olhar para dentro; da intuição ao auto-conhecimento; de mim para comigo.

O nosso Louco continua a sua viagem, e esta semana é convocado para dentro de si, entre o silêncio e a reflexão. O seu percurso será a busca de si próprio, em que poderá alternar tempos de sentir e intuir com outros mais racionais, de auto-conhecimento.

A Sacerdotisa é sempre uma companhia íntima, na sua sabedoria profunda e muitas vezes difícil de explicar por palavras. Ela é perceptiva e sensível, representando o lado passivo e nocturno da essência “feminina” tradicional. Para o Louco, é o momento de pôr a mente em calma e interiorizar, pondo em pausa a sua inquietude. A inspiração que ela lhe traz tem a energia e o mistério que associamos à Lua, o planeta que lhe corresponde.

Num processo igualmente pessoal e intimista, o Eremita convoca o nosso Louco para uma jornada muito mais consciente. Tem em comum com a Sacerdotisa a sua faceta anti-social e paciente, mas a sabedoria deste Arcano 9 é muito mais racional e adquirida, por oposição à irracionalidade intuitiva que é atribuída ao quadro mental e espiritual do Arcano 2. O Eremita é o velho peregrino que se busca a si próprio, na caminhada que faz, iluminando cada passo e focando aí toda a sua atenção. Ele tem a paciência e a determinação do signo da Virgem.

Uma coisa é certa: o Louco não está em tempo de grandes loucuras, nem numa fase muito social. No entanto, dificilmente pode conjugar numa mesma situação as características da Sacerdotisa e as do Eremita. Uns estarão mais com ela e outros com ele, penso. Ou talvez uma e outra atitude se sucedam, ou se alternem no tempo e no espaço.

Espera-nos então uma semana de pausa para ficarmos connosco. Com maior ou menor foco, com mais ou menos lucidez, precisaremos de silêncio, de intimidade, de tempo para nós. O que fazemos, nesse tempo, depende de estarmos mais influenciados pela sensibilidade lunar da Sacerdotisa, ou pela aprendizagem de nós próprios que o Eremita facilita.

O Louco tem de parar, para sentir e estar, para se conhecer melhor. Façamos a nossa pausa, com ele, cada um consigo.

Imagem : Anima Mundo Tarot, de Megan Wyreweden, 2017

Clara Days

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: