Energias para a Semana 2-9/10/22: I CARRO VII E A FORÇA / ENTUSIASMO VIII / XI

Por Clara Days:

Ideias-chave: desapego e autodomínio; entre o instinto, a razão e a vontade; renovação, decisão, entusiasmo.

É tempo de partir, assim parece. Quebrar laços com o passado recente e seguir viagem, de encruzilhada em encruzilhada, procurando manter em equilíbrio o que nos dita o instinto e o que a razão recomenda. A cada momento haverá escolhas a fazer, precisamos de estar preparados.

Na sua viagem pelos Arcanos Maiores, o Louco entra no Carro armado até aos dentes, resguardando a sua sensibilidade e procurando dominar as feras / cavalos que tentam levar o seu veículo para direcções contrárias. O Carro representa a permanente testagem da vontade no percurso da autodeterminação: mais do que preocupado com o seu destino, o Louco vai fazendo escolhas constantes, testando a capacidade de comandar a sua própria vida, de decisão em decisão. É o exercício do desapego que nos leva a um novo ciclo, capazes de quebrar com as rotinas e condicionamentos que nos têm contido e protegido até aqui. Seguimos o que nos dita o coração, para podermos encontrar caminho e lugares onde a nossa armadura possa ser retirada.

Já a Força, também chamada de Entusiasmo, volta para nos visitar, após quase um ano de ausência nesta página. Corresponde a um estádio mais avançado da viagem do peregrino do Tarot, onde o diálogo entre o instinto e a razão são permanentes, recuperando o Louco o seu brilho e alegria de viver. A Força é animal e humana, instintiva e racional. Representa um controle suave do que nos é natural e impetuoso, uma “domesticação” da fera que temos em nós, usando o seu entusiasmo e vitalidade no sentido mais humanizado e universal, pois todos somos detentores de potencialidades que podemos exprimir sem autocensura, ainda que com autodomínio.

As cartas desta semana correspondem a permanentes jogos de força e buscas de equilíbrio. Há movimento e necessidade de tomar decisões, há instinto e há razão. É importante ser corajoso e desbravar caminhos novos, pois só assim poderemos renovar a nossa vida. Não é preciso saber ao certo qual o objectivo final, o importante é estar preparado para ir decidindo passo a passo, a cada esquina ou encruzilhada. É preciso controlar as rédeas do destino e sentir que estamos a seguir a nossa vontade, não a ser comandados pela vontade de outros. E quando à voz do instinto, há que ouvi-la e levá-la em consideração, ainda que seja preciso controlar a sua expressão pública. É daí que nos virá o entusiasmo, elemento indispensável para o sucesso da jornada.

Estamos no nosso próprio caminho? Escutamos a nossa voz interior? Exercemos a vontade com respeito pelo que verdadeiramente somos ou queremos ser? Então sigamos em frente.

Imagem : The Essential Tarot, de Chloé Zarka Grinsnir, 2021

Clara Days

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: