Energias para a Semana 16-23/10/22: A SACERDOTISA II E O HIEROFANTE V (com A FORÇA / ENTUSIASMO VIII / XI)

Por Clara Days:

Ideias-chave: sensitividade, no respeito pelo grupo e seus princípios; intuição e pertença; sonho, instinto e suporte moral.

Não é fácil estar entre a Sacerdotisa e o Hierofante, pólos contrários da minha relação com o mundo espiritual. Enquanto ela me pede que confie no sentir e viva o sonho, em vez de me submeter à realidade, ele impõe-me a regra e pede que aprofunde a minha relação com os princípios morais do colectivo, a que pertenço. Ela é sensitividade, ele é ideologia. Ela é da noite, ele da luz da sabedoria.

A Sacerdotisa é do foro íntimo e individual, o Hierofante do partilhado, colectivo. Enquanto ela sente e intui, ele racionaliza e regula. Se ela se exprime por enigmas ou metáforas, pela poesia e a fantasia, ele usa a palavra como arma de domínio, privilegiando o saber e a compreensão. Lidamos então com forças de sinais contrários que podem controlar-se mutuamente, no melhor dos casos. No pior, entrarão em choque.

Suportando este binómio, desta vez, vem a Força / Entusiasmo, com a sua energia decomposta e recomposta, onde o impulso do instinto (que aqui poderemos considerar aparentado com a intuição) deve ser controlado pela razão (que aqui poderemos associar ao poder da ideologia).

Por estes dias, navegaremos então entre a espiritualidade natural e a partilha de ideias que expliquem e regulem as pessoas e o seu mundo. Será que a importância de pertencer ao grupo dos meus iguais, o grupo que escolhi pelas ideias partilhadas, se vai sobrepor à expressão natural do meu sentir e do que intuo estar certo para mim, por mim? A experiência diz-me que arrisco asfixiar a minha essência… Poderá a Força, que trabalha a energia vital e o seu auto-domínio, entrar aqui como mediadora?

É que os tempos não andam fáceis. Nestas alturas, alinharmos com aqueles que pensam como nós surge como o modo mais acertado para estarmos protegidos e podermos intervir. O Hierofante reina esses domínios, com a sua sabedoria, impondo as regras. Mas é preciso sermos capazes de nos preservar, tanto quanto possível, pois há um limiar que a ideologia não deve ultrapassar, que é pessoal e intransmissível. Temos que ser capazes de manter o nosso bem-estar íntimo a nível espiritual, lembra-nos a Sacerdotisa.

O segredo estará então no poder da Força, capaz de gerir o auto-controle no respeito pela individualidade espontânea. Precisaremos de saber activar esse poder interior. Quanto ao resto, já se sabe, alinharemos com quem partilhamos a explicação do mundo.

Imagem : 5 cent Tarot, de Madam Clara, 2021 (2ª ed.)

Clara Days

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: