Passar por entre eclipses…

No passado dia 25 de Outubro, a Lua Nova de Escorpião trouxe um eclipse parcial do Sol e o anunciar de um ciclo lunar particularmente difícil ou transformador. Na próximo dia 8 de Novembro, a Lua Cheia será totalmente eclipsada pelo Sol no ponto extremo das tensões que a sua conjunção ao Sol na Lua Nova anunciou. Estamos por isso na semana portal destes eclipses, a caminho de uma nova dinâmica que não acontecerá sem que algo chegue ao fim mesmo que de forma radical ou contestada.

Enquanto o eclipse do Sol de dia 25 foi visível apenas na Rússia e regiões da Ásia, o de terça feira da semana que vem decorre, para além igualmente da Rússia e Ásia, sobre zonas do Norte da Europa, da América do Norte e no hemisfério sul na América do Sul e na Austrália. Em termos colectivos é nas zonas de ocultação que maior será o impacto, em termos pessoais será nas casas do horóscopo onde cai o eixo Touro/Escorpião, em particular o grau 16 do eixo, ou planetas que lhe estejam em ângulo. É Vénus e Marte, arquétipos do feminino e do masculino, da economia e das finanças, da paz e da guerra que são os focos deste eclipse porque Vénus rege o Touro e Marte o Escorpião. Para complicar, Vénus está em trânsito em Escorpião o que traz agressividade a tudo o que simboliza. Assim, daqui até lá, portanto nesta semana de 31 de Outubro até 8 de Novembro, o Sol, Mercúrio e como vimos Vénus estão em trânsito no signo do Escorpião enquanto Marte que o rege está em trânsito, retrógrado desde 31, no signo de Gémeos cujo regente Mercúrio como vimos está em Escorpião. Energias vitais, comunicação e relações estão carregadas e indissociáveis das energias marcianas. E o facto de Marte estar retrógrado não retira forças, muda apenas o foco.

A retrogradação de Marte- que dura até meados de Janeiro quando Urano entrar directo, diz-nos que entrámos no tempo de nos libertamos das restrições passadas, seja em questões negociais ou de comunicação – ex. Trump vai voltar a poder usar o Twitter- seja para resolver dualidades – por Marte estar em Gémeos – que nos têm impedido de progredir. Trata-se individual e colectivamente de alinharmos o desejo real, profundo de transformação com a expressão do seu propósito. O que queremos mudar? O que é que interiormente nos causava dúvida, hesitação ou ambivalência? Esclarecidos, podemos agir de forma potente, com discernimento .

Marte é também o regente da cauda do Dragão ou Nódulo Sul onde se encontra o Sol nos dois eclipses, o de 25/10 e o de 8/11. Os eclipses neste eixo começaram em Novembro do ano passado e prolongam-se até 28 de Outubro do próximo ano. Um dos possíveis significados do Nódulo Sul em Escorpião regido por Marte é a necessidade de identificar padrões de riqueza partilhada ou passionalidade no controlo do que é nosso e dos outros para, de uma vez por todas, sair deste registo, Se colectivamente isto se reflecte, por exemplo, na viragem a que já estamos a assistir nos negócios energéticos, em termos individuais e também de forma lata significa que é tempo de estabelecermos novos valores, inovadores, digitais, energéticos, já que Urano – que simboliza esse salto para o futuro – está em trânsito em Touro, onde está a cabeça do dragão ou Nódulo Norte de todos estes eclipses.O Nódulo Norte é a seta que aponta a direcção desse futuro. Um eclipse que abrange Urano e o Nódulo Norte e a Lua em Touro com Venus que rege o Touro a opor-se lhe do Escorpião é um sinal fortíssimo de que não há mais lugar para velhas dependências, controlos etc..

O eclipse total da Lua no próximo dia 8 – dia também de eleições nos EUA – será um culminar de um ciclo emocional que,- mais ainda por ocorrer conjunto a Urano e ao Nódulo Norte- nos encoraja a abrir mão de amarras antigas, relações, medos, respostas instintivas que não servem mais o nosso propósito evolutivo. Temos de olhar para o que partilhávamos ou controlávamos e entender que há um camino novo a fazer material, física, financeiramente porque os valores têm de mudar- as energias mudam, as nossas e aquelas à nossa volta e nós mudamos também nessa viragem dos tempos. O mais provável é – se tivermos estado atentos ao que se tem desenvolvido recentemente nas nossas vidas e que aponte para essa inevitabilidade de mudança, – sabermos já o que temos de largar e como transformar aquilo que temos em algo de novo e de futuro. Mas, quem não tenha ainda identificado o simbolismo, pode, esta terça feira, reflectir sobre o que de novo foi plantado na Lua Nova e eclipse do Sol de dia 25 e que vai culminar a 8 de Novembro. Na terça dia 1 de Novembro, a Lua vai estar em quadratura aos Nódulos, a meio caminho do portal dos eclipses, conjunta a Saturno em Aquário, a obrigar-nos a revistar as regras, limites, restrições e responsabilidades do passado contra as quais vamos dar mais um passo libertador no dia 8.

Touro e Escorpião são signos fixos, signos de materialização do que foi lançado pelos cardinais Carneiro e Balança e por serem fixos são naturalmente resistentes a mudanças mas acontece que quando entram em processos transformadores os impactos são sempre sólidos e de longa duração. Esta resistência é duplamente testada nestes eclipses porque Saturno em Aquário se encontra em quadratura a esse eixo e vai estar em quadratura exacta ao Sol e à Lua no eclipse de dia 8.

Por isso, esta semana, para além da atenção a dar na terça à opressiva conjunção da Lua a Saturno, temos também de dar atenção ao desenrolar da quadratura de Vénus a Saturno e sua oposição também a Urano que, de sexta dia 4 até ao eclipse de dia 8, vão estar a contrariar todo o desejo de riqueza, prazer e harmonia Vénus simboliza. Crises relacionais, financeiras, diplomáticas, anunciadas por estes aspectos tensos de Vénus culminam no eclipse. Pode ser muito bom para largar o passado e entrar de cabeça no futuro. Só que nem todos podemos ou estamos prontos para isso… Com Júpiter retrógrado em Peixes em quadratura a Marte em Gémeos, também é importante perceber que certas verdades já não o são e que os tempos pedem mesmo uma consciência crítica individual e colectiva.

Uma Boa Semana- A imagem é a das sombras do eclipse de 8 de Novembro nas diferentes zonas do globo

R.I.

30/10/22

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: