Tocar o extremo, no eclipse de dia 8

O que acontece esta semana é que se vai tornar mais claro para que lado pendem as coisas….Temos na terça feira dia 8 o eclipse mais complexo do ano, com uma Lua que vai desaparecer completamente em Touro face a um Sol em Escorpião com outros aspectos que catalisam ainda mais o extremar de posições do qual só pode sair uma clarificação do que está para ficar e do que tem de mudar.

Este eclipse de terça feira faz parte da série de eclipses no eixo Touro/Escorpião que começaram exactamente quando a Rússia começou a juntar tropas na fronteira da Ucrânia, a 19 de Novembro do ano passado, no eclipse parcial da Lua a 27 de Touro. No eclipse seguinte em 30 de Abril, do Sol a 10 graus de Touro aumentou a intensidade dos ataques russos à Ucrânia sendo Odessa pela primeira vez atingida por mísseis e a cidade de Kherson dominada por Moscovo, passando a lá circular o rublo.. De seguida, no eclipse parcial da Lua de 16 de maio, a 25 graus de Escorpião, as forças ucranianas em Azovstal renderam-se e a Rússia passou a dominar Mariupol. Por volta do mais recente eclipse a 25 de Outubro passado, parcial do Sol a 2 graus de Escorpião, chegamos a novo ponto chave do conflito com a questão das “bombas sujas” enquanto Putin fazia circular imagens suas controlando exercícios de armas nucleares estratégicas.

Nos nossos horóscopos pessoais podemos verificar no eixo Touro/Escorpião, nas áreas de vida das casas em que esse signos caem, quais foram os desenvolvimentos desde Novembro. Quais as polaridades que o eixo revela? Isto não só nas casas mas também se houver planetas que estejam nos graus do eclipse ou em aspecto.

O eclipse da Lua desta terça feira é o vigésimo da série Saros 136, de 72 eclipses, que começou a 13 de Abril de 1680, no auge da guerra entre a Rússia e o Império otomano no território da Crimeia. No décimo nono eclipse da série, que em 2004 antecedeu o desta terça feira, o candidato pro-russo às eleições na Ucrania- independente desde 1991 – é contestado por alegações de falsificação dos resultados e dá-se a “revolução laranja” que obriga a novas eleições e à subida ao poder de um candidato pró -Ocidente, o preside te Victor Yushenko. Mais ainda, em 2004 nasce o Facebook, agora em crise financeira depois de um desenvolvimento exponencial para um Metaverso que não tem apoio generalizado. Para percebermos que tipo de energias são activadas com os eclipses, é necessário fazer o mapa do primeiro da série pois é esse padrão que se repete. No caso desta série Saros lunar 136, uma quadratura de Plutão em Caranguejo a Marte conjunto a Urano em Carneiro, nos 12 graus e uma conjunção do Sol a Quíron também em Carneiro são símbolos claros de combatividade e tensão com o desejo de paz que a Lua e o Nódulo Norte em Balança pedem- ver mapa no fim do texto.

Assim, os Céus da semana prometem uma polarização extrema- duplamente conflituosa- entre Sol, Mercúrio e Vénus conjuntos em Escorpião ao Nódulo Sul e a Lua conjunta a Urano e ao Nódulo Norte, com Saturno em Aquário em quadratura a estes planetas envolvidos no eclipse total da Lua…É como se este eclipse também pontuasse o fim da quadratrura entre Saturno e Urano que desde 2020 acentuam os conflitos globais e pessoais entre submissão e liberdade, rigidez e inovação, regras e controlo social e revolução de valores. Muito se inclui aqui desde a contestação as regras do Covid a mais recentemente a contestação no Irão e em particular a rejeição de Trump e dos seus apoiantes aos resultados das eleições presidenciais de 2020, que coincidiram com outra serie de eclipses. Neste eclipse de 8 de Novembro, novamente os EUA vão às urnas sem que a tensão provocada pelos resultados das eleições anteriores tenha de alguma forma desaparecido. Aliás os EUA estão a viver o seu primeiro retorno de Plutão desde a sua independência, na casa 2 da economia, dinheiro e valores e o eclipse cai na casa 5 do sentido de identidade do país, com daqui a Dezembro Saturno fazer conjunção à Lua e o retorno de Plutão a ficar exacto.

Para onde quer que nos viremos, o eclipse parece revelar, na ocultação total da Lua, a necessidade de re-orientação das crises em curso. Infelizmente, porque o eclipse inicial não tem aspectos benéficos, essa re-orientação não escapa a alguma forma de violência, se houver resistência à busca de equilíbrio entre as partes, objectivo declarado do primeiro eclipse da série com a Lua e Nódulo Norte em Balança. E o fim da quadratura entre Saturno e Urano desde 2020 permite que extremadas as posições se chegue a uma nova dinâmica, sem os bloqueios dos últimos anos. Mais ainda, o facto de a Lua estar conjunta a Urano e ao Nódulo Norte, n signo da economia e valores, regido por Vénus, que se opõe à Lua por estar conjunta ao Sol e ao Nódulo Sul em Escorpião no signo das finanças leva também a que o extremar das energias se apliquem também às bolsas e mercados.

De seguida, de quarta a sexta feira, o Sol e Mercúrio chegam a uma quadratura exacta com Saturno e a renovação está nas mãos de cada um, mesmo que custe. Marte que rege o Nódulo Sul está retrógrado a avançar para um trigono a Saturno e repensar e pôr em prática o que está pendente ou nao ficou bem feito, em particular nas áreas da comunicação ou negócios é tema central.

No final da semana, um sextil de Vénus a Plutão reforça essa oportunidade de regeneração inspirada – Plutão sextil a Júpiter e Neptuno em Peixes – mas vamos ter de esperar pela segunda quinzena de Novembro para sentir algum alívio depois da entrada de Vénus, Mercúrio e o Sol em Sagitário e de Júpiter seu regente estar directo. A Lua Nova de 24 de Novembro trará novos começos mais auspiciosos.

Pintura Georgia O Keeffe- Lirio negro

R.I.

Consultas e aulas – rositaiguana@mac.com

Eclipse original serie saros lunar 136

2 thoughts on “Tocar o extremo, no eclipse de dia 8

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: