Energias para a Semana 22-29/1/23: A MORTE XIII E A ESTRELA XVII

Por Clara Days:

Ideias-chave: Renovação e esperança; regeneração confiante; inspiração para recomeçar.

No dia em que se assinala o Ano Novo Lunar, vem a Morte lembrar-nos que estamos a tempo de recomeçar, iluminada pela esperança que a Estrela sempre carrega.

Nesta Lua Nova que anuncia o ano chinês do Coelho (ou do Gato, para os vietnamitas), somos inspirados para deitar fora o que nos pesa e atrasa, a fim de ganhar espaço para tudo o que é novo e que precisa de entrar na nossa vida – é essa a mensagem fundamental da Morte, carta vilipendiada no passado, de número aziago e a quem chamavam a “inominável”, tal era o medo de pronunciar o seu nome em voz alta.

Nem sempre é fácil seguir os conselhos do Arcano 13. Estamos agarrados ao que tem sido, por hábito, medo ou falso conforto, e a ideia de que só deitando fora alijamos a carga para estar capazes de novos empreendimentos faz-nos apreensão. Há sempre uma sensação de perda inerente a estes actos, e temos tendência a associar perda a algo de negtativo. Mas o que a Morte na realidade nos propõe é uma verdadeira regeneração, que só é possível com um virar radical de página. Como podemos receber o Novo, se não nos livramos do Velho?

Na vida, como na natureza, nada acaba definitivamente, antes se transforma. No fundo, a Morte fala-nos de transformação, não de fins ou princípios. Quem está preparado para isto? Todos temos que estar. A mal ou a bem, o que não nos serve cairá, e será sempre mais produtivo que sejamos nós a tomar a iniciativa.

Desta vez, temos o apoio precioso da Estrela, capaz de manter viva a luz da esperança mesmo nas mais difíceis circunstâncias. A Estrela está carregada de fé, como certeza íntima e inexplicável que nos faz acreditar que algo melhor estará para vir, por muito duro ou carregado que esteja o nosso presente.

Temos então esta associação que nos permite conjugar a energia de regeneração associada ao signo de Escorpião (a Morte) com a do idealismo altruísta de Aquário (a Estrela), ampliando mutuamente os respectivos significados. O Princípio Universal da Transformação, com tudo o que de crise isso acarreta, alia-se ao Princípio Universal da Renovação das Categorias, capaz de nos elevar os propósitos para planos superiores de alcance ou ambição.

Tenhamos pois a coragem de largar o que nos tem sobrecarregado e impedido de progredir, tenhamos também a coragem de perseguir metas que correspondam de modo mais ambicioso àquilo em que verdadeiramente acreditamos.

Energia, destreza, longevidade, sorte, esperança e prosperidade, estes são os principais significados associados ao Coelho, mais propriamente ao Coelho de Água, animal que o zodíaco chinês atribui a 2023. Feliz Ano Novo Lunar para todos nós!

Imagem : Anima Mundi Tarot, de Megan Wyreweden, 2017

Clara Days

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers gostam disto: