Materialmente, a Lua Nova de Touro no passado dia 19, terá permitido lançar as bases de situações concretas, palpáveis, a que queremos dar novo valor, num investimento que se pretende seguro. Agora, o Sol passou para Gémeos e vamos ter de descobrir os meios para o fazer. Como? Vendo diferentes opções, custos, vantagens, falando, negociando, investigando teimosamente… Mercúrio, o regente de Gémeos está em Touro e isso implica persistência, pragmatismo e sentido de propósito. Só assim podemos conseguir não nos perder nas múltiplas vias que se vão abrir enquanto o Sol transitar este signo dual, do Ar, mutável cuja consistência reside na abertura de espírito e não nas conclusões a que se pode chegar. Daí a importância de ir à Terra buscar solidez com Mercúrio em Touro, todo o tempo que o Sol estiver em Gémeos ou seja até ao Solstício dia 21 de Junho. Temos assim pela frente trinta dias em que o sentido prático do modo como pensamos, falamos, negociamos, comunicamos sob qualquer forma se tem de sobrepor às emoções. Nem sempre será fácil porque, com a Vénus que rege o Touro em trânsito no Caranguejo, a tendência é para querer fazer tudo do coração, cheios de sensibilidade e nostalgia, mas como è a Lua que rege o Caranguejo de dois em dois dias temos novos prismas sobre onde ir buscar segurança emocional e uma vez mais será Mercúrio em Touro que vai assegurar a coerência possível.
Há de facto objectivos importantes, grandes, concretos a alcançar pelo que nos diz a aproximação de Júpiter em trânsito em Touro ao Nódulo Norte aspecto que ficará exacto nos dias 31 de Maio e 1 e 2 de Junho. É um conquistar de terreno, um ganhar o que nunca se ganhou, uma materialização de propósitos há muito enunciados. Mas uma vez mais temos a contradição entre este aspecto que apela ao Futuro e a presença de Vénus regente d Touro, em Caranguejo que nos puxa para o passado, para velhas lealdade, para dentro de uma casca de onde não queremos, por insegurança sair. Essa tensão entre o velho, o conhecido e o grande desconhecido é ainda maior porque Júpiter e Nódulo Norte estão em quadratura a Plutão em Aquário sendo qu a quadratura do Nódulo perdura até Agosto em retrogradação no Capricórnio. São sinais claros de que, em termos colectivos, de governação e de valores a defender, muito do que actualmente vemos em crise dificilmente será ultrapassado sem que se chegue a extremos que obriguem à tal adopção de novos caminhos, depois do fim das retrogradações, a partir do Outono.
É fácil criticar ,com Marte em trânsito em Leão até meados de Julho. Regido pelo Sol, agora em Gémeos, este Marte do Leão traduz-se em egocêntricas criticas verbais, à esquerda e à direita mas não contribui para a evolução positiva dos acontecimentos antes pelo contrário tudo atiça pela oposição a Plutão e quadratura aos Nódulos e a Júpiter. É por isso necessário ter cuidado com os motivos que nos levam a acender debates, principalmente porque Marte rege o Carneiro onde está Quíron o que implica que é outro indicio de que podemos estar a intervir apenas por carências ou frustrações.
O dia mais simpático da semana é terça 23, com a Lua e Vénus conjuntos em Caranguejo, depois de um trígono da Lua a Saturno e antes de um sextil a Urano. É dia para cuidar do que é nosso, casa, família, raizes, sem perder a perspectiva de que temos de o fazer inovando. O dia mais difícil da semana é sábado porque a Lua vai estar em Virgem, oposta a Saturno e quadrada ao Sol em Gémeos que também está quadrado a Saturno. Trata-se do quarto crescente – ou primeira quadratura- depois da Lua Nova, chamada de “crise de acção” quanto às sementes lançadas, em que qualquer precipitação ou ambiguidade se paga cara porque “o diabo está nos detalhes”. Atenção ainda ao correcto uso da palavra e ao respeito “moral” que Saturno em Peixes exige.
Até para a semana!
R.I








Deixe uma Resposta